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Os desportos com maior desgaste físico

Nos dias que correm, existem infinitas modalidades de desporto. Porém, o nível de desgaste físico varia consoante o tipo de desporto praticado, a frequência de treino por semana e o grau de competição.

Os desportos que apresentam maior desgaste físico são:

  1. Boxe
  2. Hóquei
  3. Rugby
  4. Artes Marciais
  5. Ténis
  6. Ginástica
  7. Futebol

No entanto, há a necessidade de advertir para dois tipos de lesões frequentes causadas pelo excesso de exigência e esforço, sendo eles:

  • Macrotraumatismos – são lesões originadas pela excedência da capacidade de resistência dos tecidos ou das estruturas. Exemplos deste tipo de lesões são entorses, contusões e estiramentos musculares.
  • Microtraumatismos – são causadas pela repetição exaustiva de elementos técnicos, sem respeitar o período de recuperação. Um exemplo de lesão por repetição é o serviço no ténis.

Após treinos longos e intensos também é recorrente surgirem dores musculares sem existência de lesão. Estas dores podem ser bastante incomodativas, tendem a sentir-se ainda no próprio dia em que o esforço foi feito, contudo, atingem o máximo da sua intensidade nas 36 a 48 horas após o exercício.

É de extrema importância o atleta, ou o responsável do atleta, ter em atenção medidas preventivas que evitem tanto as lesões como as dores musculares. Algumas indicações a ter em conta, que ajudam na prevenção:

  • Nunca esquecer o aquecimento antes e os alongamentos no final de todos os exercícios físicos;
  • Ingerir água antes, durante e após o treino.

Se mesmo tomando todas as medidas para prevenir as dores musculares, elas teimem em aparecer, experimente estas dicas:

  • Alterne a aplicação de gelo para reduzir a inflamação e calor para relaxar o músculo;
  • Faça uma massagem no músculo dorido para facilitar a oxigenação e aliviar a dor;
  • DESCANSE!
  • Aplique um creme ou spray com ação anti-inflamatória e analgésica.

Elmetacin® pode ajudar já que está indicado no tratamento de quadros dolorosos e inflamatórios do aparelho locomotor.

Em caso de dor contínua, consulte de imediato o seu médico.

Fonte:

quarta-feira, 10 novembro 2021 18:48
Dicas para prevenir dores musculares

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Anote estas medidas para diminuir o risco de desenvolver dores musculares no futuro:

O que são as articulações?

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A articulação é a zona do esqueleto que permite o movimento das peças ósseas entre si, que se mantêm ligadas por intermédio da cápsula articular.

Dor muscular após o treino? Saiba como recuperar.

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Quando uma atividade é realizada, seja desportiva, recreacional ou laboral, os músculos mais solicitados durante o exercício sofrem pequenas lesões.

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